Kassab se reúne com Dilma para discutir dívida de R$ 40 bilhões

15/02/2012 - 19h46

Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, esteve hoje (15) com a presidenta Dilma Rousseff no Palácio do Planalto. O motivo da reunião foi para tratar da dívida do município de São Paulo com a União. Segundo Kassab, a dívida já chega a R$ 40 bilhões e compromete anualmente 13% das receitas do município.

“A presidenta disse que está muito motivada em encontrar uma solução para a questão, um encaminhamento que possa ser adequado para os interesses da cidade e do país e declarou que em breve vai apresentar uma linha de ação para que essa questão possa ser analisada e solucionada”, disse Kassab após o encontro.

O prefeito também conversou com a presidenta da República sobre a candidatura da cidade de São Paulo para sediar a Expomundial, em 2020. A feira é considerada o terceiro maior evento internacional em número de visitantes e de impacto econômico, ficando apenas atrás da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos. São Paulo concorre com Ayutthaia, na Tailândia, Izmir, na Turquia, Dubai, nos Emirados Árabes, e Ekaterinburg, na Rússia. A cidade vencedora será anunciada daqui a um ano e meio.

Kassab negou que tenha tratado com Dilma Rousseff de qualquer assunto ligado à sucessão da prefeitura de São Paulo, e que não conversaram sobre o possível apoio do PSD ao candidato do PT na eleição paulistana. “Não tratamos dessa questão. Seria uma desconsideração, uma indelicadeza com a presidenta, vim aqui como prefeito de São Paulo e não como líder partidário”, declarou.

Presidente do PSD, Kassab disse que o partido tem uma boa relação com o PT em São Paulo e que deverá apoiar o “melhor projeto” para a cidade.

“A relação com o PT é muito respeitosa, tem sido muito transparente. O que queremos em São Paulo é abraçar o melhor projeto para a cidade. Todos conhecem nossa gestão, o próprio PT sabe que nossa gestão é uma gestão Serra/Kassab [José Serra, ex-prefeito e ex-governador, filiado ao PSDB], e isso não impede o PT de ter conosco a melhor relação possível aonde existem circunstâncias”, disse Kassab, ao citar alianças já costuradas com o PT para as eleições municipais em cidades do interior de São Paulo, em Salvador (BA), Aracaju (SE) e Campo Grande (MS). “As circunstâncias vão mostrar qual o melhor projeto para a cidade de São Paulo, estamos no inicio desse projeto e vamos conduzir com muito cuidado esse processo”, completou.

O prefeito declarou que também aproveitou a conversa para convidar a presidenta a fim de assistir aos desfiles das escolas de samba de São Paulo, que ocorrem na sexta-feira (17) e no sábado (18). Uma das agremiações, a Gaviões da Fiel, vai homenagear o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com o enredo Verás Que um Filho Fiel Não Foge à Luta – Lula, o Retrato de uma Nação. “Ratifiquei o convite para que ela possa estar em uma das noites conhecendo nosso carnaval. Ela agradeceu o convite, mas muito possivelmente não irá”.

 

Edição: Aécio Amado