Governo paulista vai oferecer atendimento integral para dependentes químicos na região central de São Paulo

14/02/2012 - 16h27

Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – A partir de março a unidade do Centro de Referência em Álcool, Tabaco e outras Drogas (Cratod) do Bom Retiro, na região central da capital paulista, passará a funcionar 24 horas por dia, todos os dias do ano, anunciou hoje (14), o governador Geraldo Alckmin.

Serão acrescentados à unidade nove leitos de observação e contratados 80 novos profissionais. O Cratod também oferecerá um serviço telefônico para a população tirar suas dúvidas sobre drogas, saber dos riscos e receber orientação sobre serviços gratuitos de atendimento a dependentes em todo o estado.

“Quem precisar de atendimento médico, psicológico, há equipes com multiprofissionais, enfermagem, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, dentista, assistente social, as equipes estarão formadas. Já chegamos a 224 pacientes internados, todos voluntários”, disse Alckmin.

O estado conta atualmente com 482 leitos para internação de dependentes químicos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o governador, serão implantados no primeiro semestre do ano, 247 novos leitos, dos quais 40 na capital, 135 em Itapira e 72 em Botucatu.

Alckmin lembrou ainda que o governo estadual investirá R$ 25 milhões por ano para custear os novos leitos. Também haverá no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo um prédio voltado para o tratamento de dependentes químicos.
 

Edição: Rivadavia Severo