Especialistas discutem experiências mundiais de programas voltados à primeira infância

14/02/2012 - 18h04

Da Agência Brasil

Brasília – Políticas públicas voltadas para a primeira infância foram tema de debate promovido hoje (14) pela Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE). O encontro reuniu especialistas, técnicos e autoridades do governo para levantar discussões que contribuíssem na elaboração de uma política nacional de desenvolvimento integral para as crianças de até três anos.

A consultora sênior da Organização dos Estados Americanos (OEA) Gaby Fujimoto falou sobre experiências de sucesso em programas para a primeira infância em diversos países. “Não podemos universalizar uma única estratégia, devemos combinar as estratégias e respeitar a diversidade e a riqueza que existe nos nossos países”, disse.

A coordenadora da Educação Infantil do Ministério da Educação, Rita de Cássia Coelho, disse que “a primeira infância não é só prioridade e compromisso, mas é um dever do Estado no nosso país. O Estado tem obrigação com a educação desde o nascimento”.

A secretária nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Denise Ratmann, disse  que os maiores desafios na execução de políticas públicas para a primeira infância estão em fazer uma ação conjunta entre órgãos do governo, que a secretária definiu como “difícil na prática”, e  garantir a efetiva participação das crianças e das famílias nos programas.

O debate continua com representantes da Pastoral da Criança, do Instituto da Infância, do Instituto de Promoção da Nutrição e do Desenvolvimento Humano, além de  e coordenadoras de programas governamentais irão expor experiências em programas para a primeira infância no Brasil.

Edição: Lana Cristina