Síria diz que pedido da Liga Árabe por missão de paz é "histeria"

13/02/2012 - 6h40

Da BBC Brasil

Brasília - A Síria rejeitou nesse domingo (12) a decisão da Liga Árabe de pedir ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) uma missão de paz conjunta entre as duas organizações para pôr fim à violência no país. A decisão foi tomada em reunião de ministros das Relações Exteriores da liga no Cairo, a capital egípcia, uma semana depois que uma resolução do Conselho de Segurança foi vetada pela Rússia e pela China.

O embaixador sírio na Liga Árabe, Youssef Ahmad, rejeitou a decisão e disse que ela "reflete a histeria desses governos" após tentativa fracassada de conseguir o apoio do Conselho de Segurança.

Os ministros reunidos no Cairo também concordaram em cortar toda a cooperação com o governo sírio e abrir um canal de comunicação com a oposição no país.

O secretário-geral da Liga Árabe, o general Nabil El Arabi, disse na reunião que é chegado o momento de uma ação decisiva para acabar com o sofrimento do povo sírio.

A liga retirou sua missão observadora da Síria no mês passado, já que o governo do presidente Bashar Al Assad continuou com a violenta repressão aos protestos, mesmo na presença dos monitores.

Em comunicado divulgado após a reunião na capital egípcia, representantes dos países da Liga Árabe disseram que iriam "pedir ao Conselho de Segurança da ONU uma decisão sobre a formação de uma missão de paz conjunta para supervisionar a implementação de um cessar-fogo". O comunicado pediu ainda a "abertura de canais de comunicação com a oposição síria e o fornecimento de todas as formas de apoio político e material a ela".

Um representante da liga disse à BBC que a resolução foi aprovada pela maioria dos ministros das Relações Exteriores da organização.