Consumo de enegia deve crescer mais este ano, projeta Tolmasquim

13/02/2012 - 19h28

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, está projetando crescimento do consumo de energia no Brasil, este ano, em torno de 4,5%, contra 3,4% registrados no ano passado. Segundo ele, a previsão decorre do fato de a economia brasileira estar retomando o crescimento. “Então, deve crescer o consumo”.

O próximo leilão de energia, programado para o início de abril, deverá ter grande número de empreendimentos. “Estou esperando uma competição enorme”, disse o presidente da EPE, que assistiu, esta tarde, à solenidade de posse da presidenta da Petrobras, Maria das Graças Foster.

Projetos de usinas eólicas, biomassa e pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) deverão ser maioria no leilão. Usinas térmicas a gás ainda são uma incógnita, disse ele, porque dependem da contratação de combustível. Tolmasquim esclareceu que a competição é que vai definir o preço no leilão. “A gente vai botar um preço suficiente para todo mundo poder entrar. Aí, depois, é a competição que vai dar o resultado final”.

Edição: Vinicius Doria