Atacadistas fazem carreata no DF para protestar contra elevada carga tributária

13/02/2012 - 14h18

Da Agência Brasil

Brasília – Com o objetivo de protestar contra a elevada carga tributária cobrada do setor, o Sindicato do Comércio Atacadista do Distrito Federal (Sindiatacadista-DF) fez uma carreata hoje (13) pela manhã. O comboio de caminhões e carros saiu do estacionamento do Ginásio Nilson Nelson, seguiu em direção à Esplanada dos Ministérios e depois retornou para o local de início. A manifestação começou por volta das 8h, causando congestionamento no Eixo Monumental, uma das principais vias da região central de Brasília.

Nos caminhões, estavam afixadas faixas com os dizeres “sem incentivo fiscal = aumento de preços para a população”, “500 empresas serão fechadas”, “25 mil famílias serão afetadas”. Entre buzinadas e músicas de um trio elétrico, o presidente do Sindicato do Comércio Atacadista do Distrito Federal, Fábio de Carvalho, reivindicou melhores condições de competir com os outros estados. “Queremos menos impostos”, disse ele.

De acordo com Carvalho, o volume de impostos pagos no DF torna a relação com os outros estados uma concorrência desleal.

“Se não tivermos resposta do governo, o produto custará entre 9% e 10% mais”, disse Fábio de Carvalho. Segundo ele, no DF, o setor atacadista emprega 6 mil representantes comerciais e tem uma arrecadação de R$ 800 milhões por ano. “Para manter tudo isso, precisamos de um regime especial seguro e que dê condições de [a gente] competir com outros estados.”

De acordo com a assessoria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do DF, o governo estuda propostas para o setor. “Há um tempo o sindicato está, junto com a secretaria, discutindo propostas para futuramente estruturar um projeto de lei e enviar para a votação na Câmara. Essa manifestação é para que o projeto seja formulado e votado com mais rapidez”, informou a assessoria.
 

Edição: Juliana Andrade