Sambódromo é entregue depois de nove meses em obra

12/02/2012 - 18h56

Carolina Gonçalves
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A menos de uma semana da abertura dos desfiles das escolas de samba de 2012, o Sambódromo do Rio de Janeiro foi inaugurado hoje (12), depois de nove meses de obra. Com a reforma, o sambódromo vai obedecer o traçado projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer há quase 30 anos.

O projeto original previa o equilíbrio entre os dois lados da Sapucaí, com o efeito semelhante ao de um espelho. O investimento para colocar a proposta em prática custou R$ 5 milhões aos cofres da prefeitura do Rio de Janeiro. Mais R$ 30 milhões, financiados por um grupo fabricante de cerveja, foram usados na reconstrução do antigo Setor 2 e na instalação de novos módulos e arquibancadas.

No dia da inauguração ainda era possível ver alguns operários trabalhando em pequenos detalhes como pinturas dos novos camarotes. “Ainda faltam ajustes finais”, disse o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.

A Nova Passarela do Samba ganhou 12,5 mil lugares passando a ter capacidade de receber 72,5 mil pessoas, considerando o outro lado de arquibancadas e módulos mantidos desde 1984, quando o Sambódromo foi construído. O espaço também recebeu elevadores nas quatro novas arquibancadas do setor par que vão atender pessoas com necessidades especiais. O sistema de sonorização está funcionando dos dois lados da passarela.

“Parte dos camarotes ainda tem que ser concluída. Tem muita coisa para fazer, mas a obra está pronta, tanto que ela vai ser utilizada hoje na sua plenitude com conforto, sem problema nenhum", acrescentou Paes.

A avenida está sendo testada pela Escola de Samba Beija-Flor, vencedora do Carnaval de 2011. O ensaio da agremiação será o teste oficial do novo sistema de sonorização e iluminação.

A inauguração foi marcada por uma corrida de rua, a Corre Aí na Sapucaí, que reuniu mais de 1.000 atletas. Muitos, embalados pelo clima do carnaval, correram fantasiados. Entre bruxas, palhaços, baianas e super-heróis, quem venceu a prova de 5,5 km foi o caixa de uma padaria do Rio de Janeiro Tiago Martins da Silva. “Nas horas vagas eu corro. Treino muito. Ganhar a primeira corrida na reinauguração da Sapucaí para mim, com certeza, é a maior alegria”, comemorou.

O Sambódromo vai também abrigar as provas de tiro com arco e a maratona dos Jogos Olímpicos de 2016. O espaço é o primeiro equipamento de provas da competição mundial a ser entregue com mais de quatro anos de antecedência.

Edição: Talita Cavalcante