Secretário admite que parte dos coletes à prova de balas da PM pernambucana estão com validade vencida

10/02/2012 - 18h58

Alex Rodrigues
Repórter Agência Brasil

Brasília - O secretário estadual de Defesa Social, Wilson Damázio, reconheceu hoje (10) que alguns dos coletes à prova de balas à disposição dos policiais militares pernambucanos estão com a data de validade vencida, mas assegurou que são poucos e não colocam em risco a vida dos profissionais.

“O que ocorre é que, há cinco anos, praticamente não existiam coletes em Pernambuco. Fizemos uma licitação para adquirirmos estes equipamentos de proteção, cujo tempo de vida útil é de cinco anos, e a validade de alguns venceu em dezembro passado. A empresa fornecedora assegurou que, quando bem armazenados, eles têm uma sobrevida de dois anos”, disse o secretário, respondendo a denúncias feitas pelo presidente da Associação dos Cabos e Soldados Policias e Bombeiros Militares (ACS), Renilson Bezerra.

Damázio não soube precisar quantos coletes estão vencidos, mas garantiu que “é uma quantidade muito pequena”. Segundo ele, a secretaria deve receber na próxima semana cerca de 500 dos aproximadamente 5 mil coletes adquiridos.

Os equipamentos já deveriam ter sido entregues, mas as empresas vencedoras da licitação tentaram fornecer à secretaria “coletes de péssima qualidade”, diferentes das especificações do edital. “Não eram os coletes cotados e eu jamais correria o risco de entregar aos nossos policias um equipamento que não garanta a segurança deles. Por isso os devolvemos”, declarou.

 

Edição: Aécio Amado