DF e Entorno aprovam protocolo para criação de consórcio que vai administrar resíduos sólidos

10/02/2012 - 20h13

Da Agência Brasil

Brasília - O protocolo para criar o consórcio público da Região Integrada do Entorno do Distrito Federal (Ride), que será responsável pela administração da coleta de resíduos sólidos na capital do país e municípios goianos e mineiros vizinhos, foi aprovado nesta sexta-feira (10). Na reunião, o governo do Distrito Federal apresentou uma nova redação do protocolo, criado em 2010, aos representantes das cidades do Entorno, o que gerou alguns protestos.

Os representantes do governo do DF garantem que as mudanças no protocolo não alteraram o conteúdo acertado em 2010. A intenção das alterações foi a de acelerar o processo burocrático, para que o DF pudesse iniciar o projeto de formação do consórcio antes mesmo da definição do governo de Goiás de participar do empreendimento.

Os representantes de alguns municípios goianos e do próprio governo de Goiás se sentiram desconfortáveis com a iniciativa do DF, pois o texto original do protocolo já havia sido encaminhado às câmaras municipais e está em processo de aprovação pelos vereadores.

A criação do consórcio é importante para inserir o DF e o Entorno na nova política nacional de resíduos sólidos, que prevê o fim dos chamados lixões e a instalação de aterros sanitários com rigoroso controle ambiental. Os municípios do Entorno dependem da economia do Distrito Federal e das políticas públicas desenvolvidas na capital do país.

Edição: Vinicius Doria