Marco Maia defende criação de mais comissões na Câmara para abrigar deputados do PSD

09/02/2012 - 14h08

Ivan Richard
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), defendeu hoje (9) a ideia de se criar mais comissões permanentes na estrutura da Casa para abrir espaço para os deputados do PSD, partido criado no ano passado, desde que não haja aumento de despesas. Desde o inicio do ano legislativo, líderes partidários tentam desenhar um acordo para acomodar a nova sigla na distribuição dos cargos e presidências de comissões.

Segundo Maia, o impasse ocorre porque, no início do ano passado, os representantes dos partidos existentes na época fecharam um acordo de distribuição dos espaços políticos na Câmara que teria validade até o final deste ano. Entretanto, com a criaçao do PSD, os líderes do novo partido reivindicam espaço.

“Estamos trabalhando para construir um novo acordo que inclua o PSD sem que haja a necessidade de uma disputa jurídica. Há várias propostas, entendimentos diferentes, disputa jurídica sobre como compor as comissões e essa disputa também se dá mirando lá na frente, em relação ao tempo de televisão, ao fundo partidário, [temas] que permeiam o debate. A minha intenção é encontrar uma solução política que possa permitir que o PSD participe dos trabalhos das comissões e, ao mesmo tempo, respeite o acordo com os demais partidos”, argumentou Maia.

O presidente da Câmara defendeu a criação das comissões sob o argumento que “a vida mudou nos últimos dez anos” e a Câmara precisa se atualizar. “Existem programas e projetos do governo em áreas que não tinham projetos, os ministérios mudaram e isso pode ser colocado como uma boa alternativa à constituição de mais uma ou duas comissões que atendam ao PSD. Ressalto que isso não vai acarretar na criação de nenhuma outra despesa adicional para o orçamento da Casa.”

Edição: Vinicius Doria