Lobão garante que novos diretores da Petrobras serão escolhidos por critérios técnicos

08/02/2012 - 17h27

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse hoje (8) que os novos diretores da Petrobras serão escolhidos de acordo com critérios técnicos. Mas a definição dos nomes não deverá ser até a próxima reunião do Conselho de Administração da estatal, marcada para amanhã (9). “Não se fará nenhuma nomeação na reunião do conselho de amanhã. A menos que, até lá, a presidenta [Dilma Rousseff] possa se definir sobre os nomes que estão sendo examinados. Quais são, eu não posso dizer”, disse o ministro ao chegar ao palácio do Itamaraty, para reunião da Comissão Nacional da Conferência Rio+20.

Já a criação de uma diretoria para cuidar dos interesses corporativos da Petrobras poderá ser aprovada na reunião de amanhã. Lobão não descartou a indicação do ex-presidente da estatal José Eduardo Dutra para ocupar o cargo. “Dutra é uma hipótese e tem toda a qualificação para isso. Foi presidente da Petrobras, da BR Distribuidora, é um executivo muito bom, tem qualificação de sobra para isso. Não se diga que é um favor que se vai fazer a ele”.

O ministro confirmou a saída do diretor de Exploração e Produção da estatal, Guilherme Estrella, mas informou que ainda não há substituto definido. Também não há nome escolhido para a diretoria de Gás e Energia, que ficou vaga com a saída de Maria das Graças Foster, que vai assumir a presidência da Petrobras.

Edição: Vinicius Doria