Índice de cheques sem fundos cai para 1,93% em janeiro

08/02/2012 - 10h55

Da Agência Brasil

São Paulo – O percentual de cheques devolvidos em todo o país diminuiu em janeiro deste ano em relação ao de dezembro de 2011, segundo levantamento da empresa de consultoria Serasa Experian. No mês passado, o índice de cheques devolvidos ficou em 1,93%, ante 1,99% em dezembro. Na comparação com janeiro (1,7%) do ano passado, porém, houve um aumento.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a redução dos juros e da inflação e o uso de parte do décimo terceiro salário para o pagamento das dívidas levaram à queda do número de cheques sem fundos. Eles ressaltam também que o menor consumo no primeiro mês do ano, em razão das compras parceladas de Natal, dos pagamentos agendados de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e das despesas escolares determinaram um volume menor de devoluções.

Roraima (14,61%) foi o estado com o maior percentual de cheques devolvidos em janeiro. Já São Paulo (1,45%) apresentou o menor índice. Entre as regiões, a Norte registrou o maior percentual de devolução no primeiro mês do ano, com 4,11%. Na outra ponta do ranking está a Região Sudeste, com 1,57%.

Edição: Juliana Andrade