Índice de crimes violentos e roubos de veículos diminui no Rio de Janeiro

07/02/2012 - 19h41

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Os índices de criminalidade no estado do Rio apresentaram queda em 2011 na comparação com 2010, divulgou hoje (7) o Instituto de Segurança Pública (ISP). Os indicadores revelam que os casos de letalidade violenta, que incluem as mortes por homicídio doloso (aquele em que há intenção de matar), lesão corporal seguida de morte, latrocínio (roubo seguido de morte) e auto de resistência (confronto entre policiais e criminosos) diminuíram 14,8%. O roubo na rua caiu 15,2% e o de veículos, 6,3%.

O relatório, que é feito com bases nas ocorrências registradas nas delegacias da Polícia Civil, aponta ainda que, nos últimos dois anos, houve uma queda de 46,6% no número de latrocínios, de 36,5% no de roubos de aparelhos celulares e de 27,4% em roubos coletivos.

O subsecretário de Planejamento e Integração Operacional da Secretaria de Segurança, Roberto Sá, atribui a queda dos índices de violência a fatores como a ocupação das forças de segurança nas principais comunidades do Rio, com a implantação das unidades de Polícia Pacificadora, e aos investimentos que a Polícia Militar tem recebido do governo do estado.

“A autonomia dada para que o chefe de Polícia e o comandante da Polícia Militar nomeassem seus respectivos comandantes, sem interferências políticas, isso é fundamental. Quando a gente coloca a polícia de forma definitiva, com filosofia de polícia comunitária, com pensamentos modernos, a gente muda o cenário daquela localidade”, disse.

Ainda de acordo com o ISP, as apreensões de drogas apresentaram aumento de 14,5%, em 2011, frente 2010. Já o número de armas de fogo apreendidas teve uma redução de 2,2%, na mesma comparação.

Edição: Lana Cristina