Dilma avisa ao novo ministro das Cidades que moradia e saneamento são prioridades do governo

06/02/2012 - 19h59

Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A presidenta Dilma Rousseff empossou hoje (6) o novo ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, substituto de Mário Negromonte, que deixou a pasta na semana passada após denúncias de irregularidades. Na cerimônia, Dilma disse que o Ministério das Cidades tem “papel estratégico” para o governo e aproveitou para cobrar dedicação do novo ministro.

“O Ministério das Cidades é uma pasta estratégica porque estamos decididos a investir pesadamente em infraestrutura e melhoria na distribuição de renda e na qualidade de vida do nosso país. Sob sua gestão, estarão políticas decisivas para o papel do Estado com indutor do desenvolvimento e, também, para um dos nosso mais caros objetivos, que é oferecer melhores das condições de vida da população”, disse.

A presidenta disse que espera do novo ministro “total dedicação” a questões como acesso à moradia, universalização do saneamento e melhoria na mobilidade urbana e pediu prioridade ao Programa Minha Casa, Minha Vida. “Ele é a nossa estratégia central de garantia [para que] que as famílias de baixa renda conquistem o sonho da casa própria”.

Ela criticou a forma como as cidades brasileiras cresceram, de forma desordenada, com a formação de bolsões de pobreza. Por isso, disse que cabe ao Ministério das Cidades comandar o processo de melhoria das condições urbanas, em parceria com outras pastas do governo. “Queremos e vamos alterar esse quadro, com coordenação, com regras e, sobretudo, com obras, programas e investimento público”, listou.

A presidenta também destacou o “papel federativo” do ministério, ao lembrar a necessidade de articulação entre União, estados e municípios em ações de saneamento, ordenamento urbano e mobilidade.

No primeiro discurso como ministro, Ribeiro disse que pretende trabalhar dentro dos padrões éticos e de legalidade e que vai perseguir a eficiência na gestão da pasta. “É possível romper o falso dilema entre política e gestão. A boa política de hoje está baseada na política de resultados concretos, no alcance de metas, na busca permanente por resultados. A gestão será a prioridade, será o nosso foco, será a minha maior missão no Ministério das Cidades”.

Em entrevista após a cerimônia de posse, Ribeiro negou irregularidades na declaração de bens que encaminhou à Justiça Eleitoral em 2010, quando disputou uma vaga na Câmara dos Deputados. O ministro chamou as denúncias de “factóides” e disse que todos os bens foram declarados à Receita Federal. “Não adianta tentar fazer factóide onde não existe. Todas as empresas estão declaradas. Está na declaração do Imposto de Renda, isso já foi explicado”, justificou.

Ex-líder do PP na Câmara, o novo ministro disse que assume o cargo com tranquilidade. "Eu não tenho o que temer, acho que foi extremamente averiguado nesses dias antes de assumir o governo". Com a ida de Ribeiro para o ministério, o ex-titular da pasta Mário Negromonte voltará à Câmara dos Deputados e Arthur Lira, de Alagoas, será o novo líder do partido na Casa.

Edição: Vinicius Doria