Sesipe estuda medidas para melhorar sistema de visitas a presos na Papuda

04/02/2012 - 16h26

Da Agência Brasil

Brasília – A retirada de senha pela internet para melhorar o procedimento de visitas a presos no Sistema Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal, é uma das medidas que estão sendo estudadas pela Subsecretaria de Sistema Penitenciário (Sesipe), disse à Agência Brasil subsecretário Cláudio Magalhães ao analisar as queixas feitas pelos parentes dos detentos.

A ideia, segundo ele, é instalar um link na página da Secretária de Segurança Pública do DF ou no site da Sesipe para que o visitante tenha possa retirar a senha. O visitante será submetido a uma avaliação interna, mas em compensação não enfrentará dois dias de filas, disse. De acordo com Magalhães, quem não tem acesso à internet poderá ir às delegacias, aos postos do Na Hora e obter a senha. Ele disse que a previsão é que nos próximos três meses esse sistema esteja concluído.

Outro problema relatado pelos parentes dos presos é quanto aos dias de visitas, quarta e quinta-feira. Sensível à reivindicação, a deputada federal Erika Kokay (PT) apresentou projeto que prevê que as visitas ocorram no sábado e no domingo. A proposta tramita na Câmara dos Deputados, mas ainda sem data marcada para votação.

“[As visitas durante a semana fazem] surgir um tipo de vedação ao apenado, vedação a qual este não poderá fazer jus ao seu direito de receber visitas de seus parentes e amigos, pois os mesmos não poderiam faltar a seus trabalhos ou afazeres para ir ao presídio”, disse a deputada ao justificar sua proposta.

Além dos problemas relacionados às visitas, o subsecretário da Sesipe, Cláudio Magalhães, declarou que várias propostas já foram apresentadas às autoridades para melhorá as condições prisionais do Complexo da Papuda. Segundo ele, é fundamental dar prioridade à construção de três módulos de vivência – prédios que vão abrigar presos – cada um com capacidade para 500 detentos. Magalhães disse ainda ser fundamental reformar o presídio feminino, ampliando o número de vagas.

 

Edição: Aécio Amado // A matéria foi alterada para correção de informação no dia 6/02/2012, às 9h19