Prefeitura do Rio identifica mais um bueiro com alto risco de explosão

04/02/2012 - 13h22

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A prefeitura do Rio identificou, durante vistoria feita na madrugada de hoje (4), mais um bueiro com alto risco de explosão na cidade. A câmara subterrânea foi identificada na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, na zona sul, e já está isolada e sinalizada para reparo imediato.

De acordo com a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos da prefeitura, foram vistoriados na madrugada deste sábado 405 bueiros em Copacabana, no Leblon e em Botafogo. Desde 12 de agosto do ano passado, quando teve início o monitoramento independente dos bueiros da cidade, foram feitas 40.320 vistorias. Em 314 bueiros, há alto risco de explosão.

Toda vez em que um bueiro com risco é detectado pela vistoria, as concessionárias Light, de energia, e CEG, de gás, são imediatamente comunicadas, assim como o Centro de Operações da Prefeitura do Rio. Calçadas cercadas por tapumes para o reparo de bueiros se tornaram, nos últimos meses, uma cena constante no centro e em diversos bairros da cidade.

O monitoramento independente de risco em bueiros tem duração de seis meses e resulta do acordo de cooperação firmado entre a prefeitura do Rio, o governo do estado, o Ministério Público e o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ). A iniciativa foi tomada depois que uma série de explosões de bueiros, no primeiro semestre de 2011, levou pânico à população carioca e a turistas que visitam a cidade.

Edição: Juliana Andrade