Museu de Astronomia do Rio retoma atividade gratuita de observação do céu

04/02/2012 - 11h37

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) reinicia neste sábado (4) as atividades educativas de fins de semana, que têm como destaque o Programa de Observação do Céu. Equipado com instrumentos modernos e contemporâneos, o Mast também conta para a atividade de observação com uma luneta de mais de 100 anos, usada para pesquisas até a década de 60 do século passado.

“Eu costumo dizer que essa luneta é uma centenária com corpinho de 25”, comenta, bem-humorado, o coordenador de Educação em Ciências do Mast, Douglas Falcão. “Ela tem uma mecânica muito bonita e uma ótica perfeita e os visitantes podem interagir tanto com esse instrumento centenário quanto com os telescópios modernos”, acrescenta.

De acordo com Falcão, nesta estação do ano, a observação proporciona aspectos interessantes. “Como estamos agora no céu de verão, na constelação do Cruzeiro do Sul podemos ver o aglomerado estelar conhecido como Caixa de Joias, além de outras constelações” destaca. A observação através de instrumentos depende, no entanto, de uma boa condição do tempo, o que parece ser a tendência neste fim de semana no Rio de Janeiro, de acordo com as previsões meteorológicas.

Uma das atrações mais populares do Mast, a Observação do Céu ocorrerá, a partir de sua retomada neste sábado, duas vezes por semana, às quartas-feiras e aos sábados, com início às 18h30. “O ideal é que a pessoa chegue mais cedo, visite o museu e depois se entregue à observação, que começa sempre ao anoitecer”, recomenda o coordenador de Educação do Mast. Segundo ele, o Programa de Observação do Céu atrai um público estimado entre 4 mil e 5 mil pessoas por ano.

Também neste sábado, o Mast promove a palestra com o tema De Que é Composta a Nossa Galáxia, com o astrônomo Eduardo Peloso, do Observatório Nacional. Na palestra, que abre um ciclo a ser realizado durante todo o ano de 2012, Peloso vai falar sobre o estado atual do conhecimento humano sobre a galáxia em que habitamos, a Via Láctea. “A palestra vai ajudar o visitante leigo a entender que nós residimos em um espaço muito maior do que o planeta”, diz Falcão.

Com entrada grátis para todas as suas atividades, o Mast, instituição vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, fica na Rua General Bruce, 586, em São Cristóvão, o antigo bairro Imperial, na zona norte do Rio. Os horários de visitação são variados: terça, quinta e sexta-feira, das 9h às 17h; quartas, das 9h às 20h; sábados, das 14h às 20h; e domingos, das 14h às 18h.

O museu também oferece uma visita orientada, realizada no sábado, às 15h e às 17h, e no domingo, às 15h, 16h e 17h. Os visitantes recebem explicações dos guias e percorrem todo o campus do Mast, situado em meio a uma área verde de 40 mil metros quadrados, que abriga o maior conjunto arquitetônico de astronomia do Brasil.

Edição: Juliana Andrade