Crise nos países muçulmanos é tema principal de reuniões de líderes da Otan

03/02/2012 - 11h19

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A crise nos países muçulmanos é o principal tema das reuniões que começam hoje (3), na 48ª Conferência de Segurança dos países que integram a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), em Munique, na Alemanha. O diretor da conferência, Wolfgang Ischinger, confirmou que presidentes da República, primeiros-ministros e chanceleres comparecerão aos debates. A ideia é reunir 70 delegações.

A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, e o secretário da Defesa dos Estados Unidos, Leon Panetta, pretendem abordar a nova estratégia militar da administração dos Estados Unidos. O governo da Rússia será representada pelo ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov. O secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, confirmou presença.

A conferência ocorre três meses antes da Cúpula da Otan, em Chicago, nos Estados Unidos. O objetivo das discussões é apresentar as diversas perspectivas sobre o projeto de instalação de um sistema antimísseis norte-americano na Europa Central.

De acordo com a organização da conferência, o governo do Irã não enviou representantes. O programa nuclear iraniano é alvo de suspeitas da comunidade internacional que desconfia da fabricação de armas atômicas no país. As autoridades iranianas negam as suspeitas e dizem que o programa tem fins pacíficos.

Ao mesmo tempo, mais de cem organizações não governamentais convocaram um protesto, contra os conflitos nos países muçulmanos, em frente ao local dos debates em Munique. A expectativa dos organizadores da manifestação é reunir 5 mil participantes. A polícia alemã reforçou a segurança na região com mais de 3 mil homens.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

Edição: Talita Cavalcante