Conselho de engenharia aprova obras do sambódromo e prevê que prazo será cumprido

03/02/2012 - 17h40

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – As obras das novas instalações do Sambódromo do Rio de Janeiro, que começaram em abril do ano passado, estarão concluídas até 12 de fevereiro, prazo previsto pela prefeitura. A avaliação foi feita pelo presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio (Crea-RJ), Agostinho Guerreiro, ao fazer uma visita de inspeção hoje (12).

Ele considerou que as obras estão em boas condições e disse ter constatado que os responsáveis têm obedecido rigorosamente os termos da anotação de responsabilidade técnica (ART), documento obrigatório para reformas e construções. Ele ressaltou que a emissão das ARTs é de extrema importância e evita tragédias como a que ocorreu na semana passada no centro do Rio quando três prédios desabaram.

“A informação que tenho dos nossos profissionais de fiscalização é que as obras estão seguindo em um ritmo normal e serão entregues dentro do prazo previsto. Porque, em se tratando de carnaval, imaginar um atraso aqui, seria um problema", observou.

Segundo Guerreiro, os técnicos do Crea-RJ estão acompanhando a construção de novos módulos do sambódromo desde o início das obras para verificar a documentação obrigatória e também a presença dos responsáveis técnicos. "Esses problemas do centro [referindo-se aos prédios que desabaram] eram basicamente porque não tinham ARTs. [...] Felizmente os nossos fiscais estão vindo aqui sistematicamente para ver se iniciou um outro serviço, alguma outra obra", garantiu.

O presidente do Crea-RJ disse que três empresas que trabalham na reforma foram notificadas pelo não cumprimento da entrega da ART, mas a notificação foi retirada após o documento ter sido entregue dentro do prazo máximo de dez dias. O Crea tem a função de acompanhar o trabalho dos engenheiros responsáveis pelas construções e, caso haja alguma irregularidade, poderá convidar o profissional a dar explicações sobre as questões relacionadas com o exercício da profissão.

Edição: Lana Cristina