É natural que haja mudanças nos ministérios, diz Gilberto Carvalho sobre saída de Negromonte

02/02/2012 - 10h29

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil


Braília – Ao comentar a possível saída do ministro das Cidades, Mário Negromonte, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, avaliou hoje (2) que mudanças nas pastas são naturais.

“Fomos informados [da possibilidade de entrega da carta de demissão] apenas pela imprensa. O ministro não entrou em contato conosco. Pode ser que hoje ele entre. De todo modo, entendemos que é natural que haja mudanças nos ministérios”, disse.

"A presidenta não adiantou, para nenhum de nós, qual a sua intenção sobre eventuais mudanças. Ela tem feito muita questão de manter essa questão da mudança ministerial aos cuidados dela própria, portanto, não nos é cabido fazer novas especulações sobre o que vem pela frente – salvo essa questão já pública do ministro Mário Negromonte", completou.

Ao participar do programa Bom Dia, Ministro, produzido pela EBC Serviços em parceria com a Secretaria de Comunicação da Presidência, Carvalho disse ainda que a substituição do ministro, quando confirmada, deverá seguir critérios técnicos aliados a escolhas políticas. "A presidenta tem primado por um rigor muito grande na escolha de seus auxiliares. É evidente que o critério técnico é uma questão fundamental e necessária, o que não significa que exclua o critério político.”

O ministro reforçou que o PP não é tido pelo governo como um partido qualquer, de apoio acidental, mas um parceiro de grande respeito. “É muitíssimo provável que ele continue integrando o ministério da presidenta. Se vai continuar no Ministério das Cidades, não posso adiantar e insisto: essa é uma competência exclusiva da presidenta, mas não está em discussão, de maneira alguma, a nossa relação com o PP.”

Já sobre a relação do governo com o PDT, após a saída do ex-ministro do Trabalho Carlos Lupi, Carvalho disse que o partido é um aliado histórico e que tem um grande valor por seu enraizamento social. “[O assunto] será tratado com todo o respeito. A indicação será da presidenta sempre em consulta com o partido”, disse. Depois da saída de Lupi, assumiu o comando da pasta o secretário executivo, Paulo Roberto Pinto.

 

 

Edição: Lílian Beraldo