Diretor-geral da Polícia Civil do DF entrega cargo após divulgação de vídeo em que critica governador

02/02/2012 - 20h28

Danilo Macedo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O delegado Onofre de Moraes pediu exoneração do cargo de diretor-geral da Polícia Civil do Distrito Federal hoje (2). Moraes assumiu o cargo no dia 3 de novembro de 2011 e saiu após a divulgação de um vídeo no qual fazia críticas ao governador Agnelo Queiroz.

Segundo a assessoria do governo do Distrito Federal (GDF), Agnelo tomou conhecimento do vídeo na manhã desta quinta-feira e, assim, a situação do delegado no governo ficou insustentável. Depois de ver as imagens, o governador reuniu-se, então, com Moraes e o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar. Na reunião, o diretor-geral da Polícia Civil entregou o cargo e Avelar ficou encarregado de indicar um substituto para o posto.

O porta-voz do GDF, Ugo Braga, disse que Agnelo explicou que “a medida [a saída de Moraes] se faz necessária para garantir a normalidade administrativa da instituição”.

O vídeo de Moraes criticando o governador do DF foi postado na noite de ontem (1º), no blog do jornalista Edson Sombra, conhecido por sua ligação com o ex-delegado Durval Barbosa, que delatou, também apresentando imagens gravadas, o esquema de corrupção conhecido como mensalão do DEM. As novas imagens têm data de 16 de junho de 2011.

Edição: Lana Cristina