Trabalhadores belgas deflagram greve geral em protesto contra medidas de austeridade

30/01/2012 - 12h03

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil
 

Brasília – Uma greve geral foi deflagrada hoje (30) na Bélgica sob a coordenação de sindicatos de várias categorias profissionais. As entidades sindicais protestam contra as medidas de política de austeridade. A paralisação atinge os motoristas de ônibus, os condutores de trens e funcionários de bancos, hospitais, escolas, entre outros. A última greve geral na Bélgica havia ocorrido em 2005.

O movimento grevista atinge, por exemplo, os trens que fazem as linhas Bruxelas (Bélgica) a Paris (França), Amsterdã (Holanda) a Colônia (na Alemanha) e Londres (no Reino Unido). A manifestação ocorre no mesmo dia em que os líderes políticos da União Europeia (UE) se reúnem para definir medidas a fim de contornar os impactos da crise econômica internacional e a falta de empregos na região.

Foram cancelados voos no aeroporto de Bruxelas e há registros de atrasos. O segundo maior aeroporto da Bélgica, o de Charleroi, está fechado. Os funcionários dos Correios aderiram à paralisação, assim como os do Porto de Antuérpia - um dos mais importantes da Europa. Grevistas bloqueiam as principais estradas do país.


*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa // Edição: Juliana Andrade