Prefeitura define como será entrega de material às famílias de vítimas do desabamento

30/01/2012 - 21h38

Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O material que seguiu para um depósito juntamente com os escombros dos prédios que desabaram no último dia 25 será separado para só depois ser entregue às famílias das vítimas e aos proprietários de empresas que funcionavam no local. A prefeitura do Rio divulgou nota no início da noite de hoje (30) detalhando como será feito o procedimento.

Em um primeiro momento, bombeiros e homens da Defesa Civil vão fazer uma varredura no material que está em um terreno da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb), às margens da Rodovia Washington Luiz (que liga o Rio de Janeiro a Petrópolis), em busca de restos mortais. Em seguida, peritos da Polícia Civil vão recolher eventuais objetos e materiais com finalidade de formar provas para incorporar ao inquérito sobre o desabamento.

Após o fim do trabalho da perícia, funcionários de uma empresa contratada pelo município vão começar o processo de triagem do material, que será separado em três grupos: documentos e papéis; bens pessoais e materiais, como celulares e computadores; e objetos de valor, como cartões de crédito, cheques, dinheiro e joias.

Os bens serão catalogados e registrados na Polícia Civil para, em seguida, serem devolvidos aos donos ou aos parentes das vítimas. Eles assinarão um termo circunstanciado no ato do recebimento. Todo o procedimento será gravado por câmeras de vídeo.

 

Edição: Aécio Amado