Greve de vigilantes fecha agências bancárias em Brasília

30/01/2012 - 11h27

Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Brasília - As agências bancárias no Distrito Federal (DF) devem permanecer fechadas hoje (30), devido à greve dos vigilantes. A orientação da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em cumprimento à legislação, é que as agências reabram independentemente da presença de vigilantes. Se não houver vigilantes, a agência não deve operar com dinheiro vivo em saques e depósitos.

Segundo o Banco do Brasil (BB), sem vigilantes, a previsão é que todas as agências no DF fiquem fechadas. Na sexta-feira, a Caixa informou que também não abriria as agências. A orientação para os clientes é que usem os serviços de autoatendimento, lotéricas e correspondentes bancários.

Está agendada para hoje, às 15h, uma reunião dos sindicatos laboral e patronal no Ministério Público do Trabalho para tentar encontrar um acordo. Após essa reunião, está prevista uma assembleia da categoria.

Segundo o vice-presidente do Sindicato dos Vigilantes do Distrito Federal (Sindesv-DF), Paulo Quadros, a categoria conta com 20 mil trabalhadores e desses 80% estão em greve. Eles reivindicam aumento do tíquete-refeição de R$ 13,5 para R$ 25, reajuste salarial de 15% e adicional por risco de vida. “Tomara que os empresários apresentem alguma proposta que atenda à reivindicação da categoria, senão a greve continua”, disse Quadros.

Além dos bancos, a greve atinge órgãos públicos, escolas, hospitais e empresas. Segundo Quadros, nos hospitais os vigilantes de áreas como maternidade, setor de psiquiatria e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) estão trabalhando.

Quadros acrescentou que o sindicato ainda não foi informado oficialmente da decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT), no Distrito Federal, que obriga pelo menos 60% dos vigilantes a voltar ao trabalho.

Texto republicado às 16h50 para correção de informações

Edição: Juliana Andrade