Coluna da Ouvidoria - O que pensa o público sobre a função e o papel da ouvidoria?

30/01/2012 - 11h13

Brasília - Na perspectiva de apresentar uma amostra do que pensa o cidadão a respeito do papel e da função da Ouvidoria da Empresa de Comunicação (EBC), ouvimos algumas pessoas de diferentes áreas. Confiram seus depoimentos:

A publicitária Moema Ungarelli Gonzaga, funcionária da EBC, diz que “a ouvidoria é fundamental em qualquer empresa, em qualquer instituição. Tem que existir. Eu tenho algumas dúvidas relativas sobre para que público a ouvidoria é mais direcionada: se é para o público interno ou se é para o público externo. Só essa dúvida que eu tenho. Eu já recorri a uma ouvidoria. E acho muito importante”.

Outra funcionária da EBC, Maria Cristina Brandão Santos, acha que “a ouvidoria é voltada ao âmbito externo da EBC para atender aos anseios dos nossos ouvintes, dos nossos telespectadores para obterem as informações do conteúdo da nossa programação, ou sugestões, ou reclamações. Na minha visão, a ouvidoria é muito importante para sanar essa deficiência do nosso público-alvo”.

Membro do Conselho Curador da EBC, Daniel Reis: “penso que a ouvidoria deve não apenas estar atenta a críticas e sugestões, como também suscitá-las, através de meios apropriados - chamados, presença nas audiências públicas, concursos [premiar a "melhor” sugestão do mês], divulgação das críticas e das respostas, etc.. Sublinho meus parabéns ao atual trabalho da Ouvidoria da EBC”.

Ouvimos também o pesquisador de teoria da comunicação, jornalista e filósofo, Alexandre Freire. Ele fala: “o grande desafio da Ouvidoria da EBC é zelar para que haja, no seu processo de produção da notícia, o uso público da razão. Isso significa proteger seu jornalismo das influências hegemônicas do poder do governo e do financiamento oficial, dentro da clássica formulação habermasiana sobre as ameaças à esfera pública. Tal prática possibilitaria à EBC oferecer uma alternativa ao noticiário da mídia oligopolista, privada”.

De forma diferente, todos têm uma noção do que representa uma instância como a ouvidoria dentro de uma empresa para promover o diálogo com o cidadão. No caso especifico da Empresa Brasil de Comunicação, a ouvidoria, instituída pela Lei 11.562 de 7 de abril de 2008, nasce com o compromisso de exercer a crítica interna da programação produzida e veiculada pela empresa, respeitando os princípios e objetivos dos serviços de radiodifusão pública, além de examinar e opinar sobre as queixas e reclamações dos cidadãos referente à programação. Ela é o elo entre o público que recebe as informações e os profissionais responsáveis pelos conteúdos veiculados no Sistema Público de Comunicação – rádio, TV e agência de noticias.

Dentre seus objetivos, destacam-se dois que são ilustrativos da importância da ouvidoria em um sistema público de comunicação. Um deles é o que trata da atuação como promotora e agente de mudanças em prol de uma gestão pública e democrática, transparente, eficaz, participativa e ética. O outro é o que fala do compromisso da ouvidoria em contribuir com o aprimoramento da participação e a influência do cidadão, na sua dimensão de ouvinte, telespectador e leitor sobre o conteúdo editorial jornalístico e a programação dos veículos públicos operados pela EBC.

Por isso, a Ouvidoria da EBC procura, em todas as suas ações, contribuir com reflexão sobre como funciona e em que parâmetros jornalísticos se deve basear essa recente prática de fazer comunicação pública no Brasil, incentivando o debate sobre temas que garantam a melhoria dos conteúdos produzidos pela empresa.

É assim com o programa O Público na TV, que vai ao ar na TV Brasil todas as quintas-feiras, às 20h40. Da mesma forma o programa Rádio em Debate, veiculado às sextas-feiras, com reapresentação aos sábados por todas as emissoras de rádio da EBC. Ambos foram concebidos com base nas orientações contidas na lei que criou a empresa e nas normas que regem a atuação da ouvidoria. E pretende ser uma ilustração do trabalho desenvolvido internamente pela ouvidoria, mas sobretudo com o objetivo de estimular as equipes de produção de conteúdo a pensarem sobre suas práticas, e ainda, a formação do público para a compreensão das rotinas de produção, sejam elas de programação ou de jornalismo. E há também, a Coluna da Ouvidoria na Agência Brasil, que traz para reflexão os principais temas abordados a partir da percepção dos leitores. Para cada coluna, a ouvidoria faz um levantamento das matérias publicadas, leitura crítica e análises de aspectos jornalísticos quanto à questão editorial, técnica jornalística e pauta.


É com essas ferramentas que a ouvidoria pretende exercer um papel fundamental na relação da EBC com a sociedade. Via ouvidoria, o cidadão pode e deve exercer o seu direito de criticar, elogiar e sugerir sobre o conteúdo oferecido pela EBC. É nisso que agimos, é disso que precisamos e é assim que vamos fazer uma comunicação pública democrática, justa e acessível a todos.

Boa leitura e até a próxima semana.