Sudeste, Centro-Oeste e Norte devem enfrentar chuva, prevê Inmet

27/01/2012 - 13h53

Da Agência Brasil

Brasília - As condições meteorológicas estão favoráveis à ocorrência de chuva nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte do país durante o dia de hoje (27). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou à Agência Brasil que são esperadas rajadas de ventos em áreas isoladas de São Paulo, Mato Grosso do Sul, do Acre, Amazonas, de Rondônia, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.

De acordo com o Inmet, a Região Nordeste terá tempo nublado com trovoadas e pancadas de chuva no Maranhão, Ceará, Piauí, no sertão de Pernambuco e na Paraíba. Nas outras localidades podem ocorrer chuvas isoladas.

Na Região Sudeste, a previsão é que o céu fique nublado. Há também expectativa de volume significativo de chuva para o Rio de Janeiro e chuva moderada a forte com trovoadas e rajadas de vento em áreas isoladas do litoral fluminense.

Para o fim de semana, as condições meteorológicas são favoráveis à ocorrência de chuva moderada e trovoadas com rajadas de ventos em áreas isoladas nas regiões do Vale do Paraíba (São Paulo), de Mato Grosso do Sul, do Amazonas, de Rondônia, de Minas Gerais (no centro, na Zona da Mata e no oeste do estado), Goiás e Mato Grosso.

A meteorologia adverte também para a possibilidade de chuva nos estados do Paraná, no nordeste do Rio Grande do Norte e no leste de Santa Catarina.

O instituto divulgou a previsão climática para os meses que vão de fevereiro a abril. A previsão é que chova abaixo do índice normal na Região Nordeste, e acima do índice na Região Norte. Essa situação desfavorável ocorre devido ao fenômeno climático La Niña (resfriamento das águas) e deve permanecer durante o trimestre.

Edição: Talita Cavalcante