Empresa diz que recolheu produtos ortopédicos identificados pela Anvisa

26/01/2012 - 18h25

Daniella Jinkings
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A empresa Biomecânica Indústria e Comércio de Produtos Ortopédicos Ltda informou, por meio de nota, que recolheu os produtos identificados na resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), publicada hoje (26) no Diário Oficial da União, que determina a suspensão, em todo o país, da distribuição, comercialização e implantes de 156 produtos ortopédicos.

De acordo com a Anvisa, a suspensão dos produtos é resultado do Programa de Monitoramento Qualidade de Implantes Ortopédicos, iniciado em 2010. O programa monitora produtos, com análises que contemplam ensaios químicos, análise visual, ensaio metalográfico e dimensional, esfericidade, e rugosidade. O tipo de análise é definido de acordo com as características do produto.

A Anvisa informou que os resultados das análises indicaram a necessidade de uma inspeção fiscal à empresa fabricante dos produtos e de análise em laboratório dos implantes coletados. Segundo a agência, o resultado da análise laboratorial motivou a ação cautelar. A Anvisa vai publicar um alerta dirigido aos profissionais médicos com orientações técnicas.

Segundo a diretoria da empresa, os produtos investigados pela agência correspondem a menos de 0,05% dos produtos suspensos. “A exigência citada na resolução é uma medida preventiva da Anvisa, não repercutindo ao público usuário, uma vez que todos os produtos já haviam sido recolhidos anteriormente”, diz a nota.

Em relação a ausência de risco sanitário, a empresa esclareceu que entre a inspeção ocorrida nos dias 9 e 10 de novembro de 2011 e a publicação da presente resolução decorreram-se 75 dias, “ou seja, caso existisse risco iminente à saúde pública a ação da Anvisa seria imediata”.

 

Edição: Rivadavia Severo