Dilma é homenageada no aniversário da cidade de São Paulo

25/01/2012 - 14h39

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – A presidenta da República, Dilma Rousseff, foi homenageada hoje (25) na prefeitura de São Paulo, como parte das comemorações do aniversário da cidade. Ela recebeu a Medalha 25 de Janeiro, que também foi entregue pelo prefeito, Gilberto Kassab, ao vice-presidente, Michel Temer, o governador paulista, Geraldo Alckmin, e ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Ao agradecer pela medalha, Dilma ressaltou a capacidade agregadora de Kassab. “Essa figura capaz de agregar, capaz de criar vínculos fraternos, republicanos com pessoas as mais diferenciadas, que é o prefeito”, elogiou.

Em seu discurso, Dilma ressaltou a importância simbólica da capital paulista para o resto do país. “Mas todos nós, brasileiros, sabemos o que São Paulo sempre significou no imaginário brasileiro. Era aqui que as pessoas que tinham esperança ou que buscavam um desafio ou queriam vencer na vida, era aqui que os brasileiros se dirigiam”, disse.

A presidenta citou ainda uma música do cantor Caetano Veloso, que fala de uma das esquinas mais famosas da cidade, para expressar os sentimentos que os brasileiros têm por São Paulo. “Eu acho, sobretudo, que essa esperança é que está sempre no coração e na cabeça da gente quando a gente cruza a Ipiranga com a Avenida São João. E eu tenho certeza de que nós somos, hoje, um dos maiores e mais predestinados países do mundo”, destacou.

Para ela, a cidade é um exemplo de desenvolvimento para o restante do país. “São Paulo, sem sombra de dúvida, com a sua capacidade de gerar riqueza, de gerar conhecimento e de gerar cultura é sempre e será sempre um farol para o nosso país.”

 

 

Edição: Lílian Beraldo