Problema em subestação de Furnas causa queda de energia em bairros do Rio

24/01/2012 - 13h10

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Um problema na subestação da Usina Hidrelétrica de Furnas provocou na manhã de hoje (24) queda de energia no centro em bairros da zona norte do Rio e também em municípios da Baixada Fluminense. O Aeroporto Internacional do Galeão e o metrô foram afetados e operaram com o auxílio de geradores. A prefeitura informou que o Centro de Operações, que faz o monitoramento da cidade, também foi prejudicado pela queda de energia.

Segundo Furnas, houve um desligamento dos dois circuitos de 500 quilovolts (kV) que alimentam a subestação de São José, localizada na Baixada Fluminense, provocando a queda de energia. A empresa informou ainda que o abastecimento foi restabelecido e as causas do desligamento estão sendo apuradas.

De acordo com a concessionária Metrô-Rio, o tráfego foi interrompido por 55 minutos na Linha 2, entre as estações Pavuna e Inhaúma, na zona norte, mas não houve tumulto e a energia já foi restabelecida.

Em nota oficial, a Light, concessionária responsável pela distribuição de energia na cidade e na Baixada, informou que a queda não é responsabilidade sua, mas sim do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Por sua vez, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que o incidente ocasionou uma perda de 1,5 mil megawatts.

Edição: Talita Cavalcante