Antes de reunião ministerial, Dilma conversa sobre segurança nacional com ministros

23/01/2012 - 12h09

Yara Aquino*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Antes da primeira reunião ministerial do ano, marcada para as 17 horas de hoje (23), no Palácio do Planalto, a presidenta Dilma Rousseff coordena mais uma conversa setorial. Em discussão a segurança pública, a defesa nacional e de fronteiras. Participam da discussão o vice-presidente Michel Temer e os ministros Celso Amorim (Defesa), Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência).

Há quatro dias, Dilma faz reuniões preparatórias com os ministros. Desde o dia 19, a presidenta conversa separadamente com pequenos grupos. De acordo com assessores, ela decidiu que dessa forma é possível discutir de forma aprofundada os temas que serão tratados com toda a equipe ministerial logo mais na reunião do final da tarde.

As reuniões setoriais se estenderam, inclusive, ao longo do fim de semana, com encontros no Palácio da Alvorada (residência oficial). Nas várias reuniões que manteve, a presidenta conversou com os ministros sobre a crise econômica internacional, programas sociais e os eventos internacionais que serão sediados no Brasil – Conferência Rio+20, Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016.

Para a reunião ministerial das 17 horas, a presidente convocou os 38 ministros. Segundo assessores, ela pretende colocar em pauta as prioridades do governo para 2012, como o esforço para estimular a economia, a ampliação de metas dos programas sociais, obras de infraestrutura e os eventos internacionais relacionados com o país.

Essa será a primeira reunião ministerial de 2012 e segunda do governo da presidenta Dilma . É ainda a última com a participação do ministro da Educação, Fernando Haddad, que deixa o cargo amanhã (24) para se dedicar ao projeto de candidatura à prefeitura de São Paulo. Haddad será substituído pelo atual ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante. No lugar de Mercadante, assumirá Marco Antonio Raupp.

*Colaborou Renata Giraldi

Edição: Talita Cavalcante