Patriota considera positiva medida que agilizará concessão de visto americano a brasileiros

20/01/2012 - 16h45

Roberta Lopes
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A decisão do governo norte-americano.s Estados Unidos de facilitar a concessão de vistos de entrada no país a brasileiros foi elogiada hoje (20) pelo ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, que já foi embaixador do Brasil nos Estados Unidos.

“Isso só pode ser considerado uma coisa positiva, ainda mais no momento em que preparamos a visita da presidenta Dilma Rousseff aos Estados Unidos, a convite do presidente Barack Obama. A visita deverá acontecer nos próximos meses”, disse Patriota, após encontro com o ministro dos Negócios Estangeiros da Ucrânia, Konstantin Grischenko.

Ontem (19), Obama anunciou que o governo norte-americano pretende liberar, em alguns casos, viajantes brasileiros da entrevistas para concesso do visto de entrada nos Estados Unidos. A medida, que faz parte de um projeto-piloto, inclui ainda cidadãos chineses. Uma comissão do governo norte-americano terá 90 dias para apresentar a Obama o projeto-piloto com as regras de funcionamento da medida.

As entrevistas são parte do processo de concessão de vistos para os Estados Unidos. O interessado em viajar para o país deve preencher um formulário na internet e marcar a data da sua entrevista em uma representação diplomática dos Estados Unidos (embaixada ou consulados).

No ano passado, foram concedidos cerca de 1 milhão de vistos apenas no Brasil, com aumento de 51% em comparação ao ano anterior.

O ministro também falou sobre as novas regras de concessos de vistos de trabalho para os imigrantes haitianos no Brasil. Patriota não informou o número exato de vistos já concedidos aos haitianos, apenas disse que está dentro da meta de 1,2 mil vistos por ano e que o governo do Haiti recebeu bem as medidas. "As autoridades haitianas nos apóiam neste esforço", afirmou Patriota. Segundo ele, o embaixador brasileiro no Haiti atua em coordenação com a chancelaria do país para ver como se poderá estruturar a possibilidade de absorção da  mão de obra dos imigrantes.

Anunciadas na semana passada, as novas regras limitam a entrada de haitianos no Brasil a 1,2 mil por ano. Resolução do Conselho Nacional de Imigração determina que o visto seja concedido por razões humanitárias e pelo prazo de cinco anos, circunstância que constará da Cédula de Identidade do Estrangeiro. As razões humanitárias às quais se refere a nova regra são resultantes do agravamento das condições de vida no Haiti em consequência do terremoto ocorrido em 12 de janeiro de 2010.

O objetivo da medida é regularizar a situação dos imigrantes haitianos que tenham entrado no Brasil pelo Acre e pelo Amazonas. Só no ano passado, foram 4 mil, segundo dados do Ministério da Justiça.

Edição: Nádia Franco