Mutirão de limpeza na Praia de Copacabana recolhe mais de 1 tonelada de lixo

20/01/2012 - 22h16

Carolina Gonçalves

Repórter da Agência Brasil

 

Rio de Janeiro - Oitenta voluntários se apresentaram hoje (20), no Rio de Janeiro, para participar de um mutirão de limpeza na Praia de Copacabana, recolhendo o lixo que as pessoas ainda “esquecem” na areia. O grupo percorreu uma distância de pouco mais de 1,5 quilômetro pela orla, em quase duas horas de campanha.

De acordo com estimativa da Comlurb, empresa responsável pela limpeza urbana na capital fluminense, o mutirão conseguiu reunir mais de 1 tonelada de lixo. A proposta dos organizadores foi mostrar como canudos, guimba de cigarro, guardanapos, lata de refrigerante etc, pequenos resíduos largados pelos banhistas, quando reunidos, mostram como são grandes poluidores.

O mais importante não é a quantidade que recolhemos, mas o que os voluntários perceberam”, disse o empresário Daniel Oelsner, um dos voluntários do movimento Rio Eu Amo, Eu Cuido. “Queremos acreditar que as pessoas estão tomando maior consciência. Hoje a gente tentou atingir o máximo de pessoas possível. Durante o mutirão, vendo os voluntários recolhendo o lixo na areia, as pessoas que estavam na praia chamavam ‘olha, aqui tem um palito de sorvete!’”, comemorou.

 

Edição: Aécio Amado