Caixa reduz juros em suas linhas de crédito

19/01/2012 - 11h55

Da Agência Brasil

Brasília - A Caixa Econômica Federal informou que reduziu taxas de juros em suas linhas de crédito e vai disponibilizar R$ 40 bilhões para micro e pequenas empresas. Segundo o banco, a diminuição dos juros ocorre depois de o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reduzir ontem (18) a taxa básica de juros, a Selic, em 0,5 ponto percentual para 10,5% ao ano.

Para as pessoas físicas, segundo a Caixa, a redução dos juros é de até 28,3 pontos percentuais (pp) ao ano. Para as empresas, a queda vai a até 1 pp ao ano.

Para o segmento de crédito à pessoa física, foram contemplados produtos como: CDC automático, com redução de 0,6 pp ao ano; cheque especial, com redução de 0,4 pp ao ano (nova taxa mínima de 1,35% ao mês); consignação, com redução de 0,5 pp ao ano na taxa mínima e crédito pessoal IR, com redução de até 3,3 pp ao ano (2,82% ao mês). A Caixa também reduziu, em até 28,3 pp ao ano, as taxas em algumas variantes de cartão de crédito (rotativo e parcelado com juros) e em 0,2 pp ao ano no CDC sênior.

Para o segmento de micro e pequenas empresas, estão os produtos crédito especial empresa, fundo de garantia de operações (FGO), com redução de 0,7 pp ao ano (nova taxa mínima de 1,47% a.m.); e financiamento de capital de giro, com redução de 1,0 pp ao ano (taxa mínima de 2,62% a.m.). As reduções atingiram também o setor de média e grande empresa, abrangendo os produtos: financiamento de capital de giro parcelado, fnanciamento para investimentos em máquinas e equipamentos; e financiamento de veículos novos.

A Caixa pretende disponibilizar este ano R$ 40 bilhões em volume de crédito para micro e pequenas empresas, o que significa um crescimento de 20% em relação ao valor aplicado em 2011.

Edição: Graça Adjuto