Presidente do Uruguai se encontra hoje com Lula

17/01/2012 - 9h59

Roberta Lopes e Marli Moreira
Repórteres da Agência Brasil

Brasília e São Paulo - O presidente do Uruguai, José Pepe Mujica, deve se encontrar hoje (17) com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por volta das 13h, no Hotel Sofitel, no Ibirapuera, zona sul da capital paulista. Antes do encontro, Lula irá ao Hospital Sírio-Libanês para ser submetido a mais uma sessão de radioterapia para o tratamento do câncer na laringe.

Diplomatas uruguaios informaram ontem (16) à Agência Brasil que Pepe Mujica passará apenas algumas horas de hoje no Brasil e na sua agenda o único compromisso é com Lula. O uruguaio e o ex-presidente mantêm uma amizade sólida.

De acordo com assessores, Mujica disse que quer prestar solidariedade a Lula que luta contra o câncer há três meses, quando houve o diagnóstico de tumor maligno. O ex-presidente fez, inicialmente, um tratamento com quimioterapia e agora está na fase de radioterapia.

O ex-presidente optou por revelar em detalhes todos os procedimentos médicos a que vem se submetendo. Ele raspou o cabelo e a barba no começo do tratamento. Bem-humorado, Lula disse que estava se antecipando aos efeitos do tratamento.

Em dezembro do ano passado, Lula concluiu o ciclo da quimioterapia principal. De acordo com a equipe médica que o acompanha, o tumor na laringe, que tinha três centímetros de diâmetro, teve uma redução de 75%.

 

 

Edição: Lílian Beraldo