Defesa Civil de Campos alerta sobre perigo de contaminação em Três Vendas

16/01/2012 - 13h07

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A Secretaria de Defesa Civil de Campos, no norte fluminense, informou hoje (16) que está alertando os moradores da localidade de Três Vendas para que voltem às suas casa só depois da conclusão do trabalho de limpeza e desinfecção na área. A secretaria quer evitar que as pessoas se contaminem com a água que está imprópria para uso.
 
Segundo o secretário municipal de Defesa Civil, Henrique Oliveira, as casas ficaram submersas por dez dias e muitos animais morreram no local. De acordo com ele, nesta segunda-feira cerca de 100 homens da prefeitura estão trabalhando com bombas para retirar a água e liberar o retorno das pessoas às suas residências com segurança. “É muito perigoso, nessa hora, a volta para casa antes de uma desinfecção, antes de limpar as casas”, disse.   
 
Oliveira acrescentou que em breve os moradores poderão voltar às suas casas. Lembrou, no entanto, que a Defesa Civil está encontrando dificuldades para trabalhar, devido ao fato de que algumas pessoas estão retornando às residências antes da conclusão das ações desenvolvidas pelo órgão. “Eu acredito que amanhã (17) eles [os moradores] possam retornar para casa, mas tem muita gente voltando antes, o que dificulta o trabalho”, explicou.
 
A Defesa Civil de Campos informou que o nível do Rio Paraíba do Sul, que corta a cidade, desceu consideravelmente nas últimos dias. Dos cerca de 11 metros que foram registrados no dia do rompimento do dique, que inundou a localidade de Três Vendas, agora o nível da água do Paraíba do Sul chegou a 7,93 metros de altura, considerado normal para esta época do ano.

Edição: Graça Adjuto

--