Construção de viaduto em Engenho das Lajes ainda não recomeçou

16/01/2012 - 12h27

Da Agência Brasil

Brasília – As obras na BR-060, em Engenho das Lajes, na zona rural do Gama, no Distrito Federal, devem ser retomadas hoje (16). Mas, de acordo com Davi Jones Lobato, conselheiro da Associação de Moradores, a empresa responsável pela construção de um viaduto ainda não havia chegado ao local até o final desta manhã. Lobato disse que na rodovia há apenas um caminhão-pipa que faz a drenagem da pista.

De acordo com o conselheiro, há dois dias, três caminhões-pipa disponibilizados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de  Transportes (Dnit) drenaram a água que estava acumulada no local.

O diretor de Obras da Administração do Gama, cidade do Distrito Federal que é responsável pela região de Engenho das Lajes, Rock Lane Fonseca Alves, informou que está garantido o apoio logístico ao Dnit, com o deslocamento de caminhões e tratores da administração para execução das obras de drenagem.

A assessoria do Dnit informou que a obra do viaduto, paralisada desde 2009, será retomada e que o órgão fará a drenagem do local. De acordo com a assessoria, um novo bueiro, que vai impedir a inundação, está previsto para ser instalado em 25 de janeiro. A continuidade da obra ficará a cargo da construtora Castelo e está prevista para ser finalizada até 8 de março.

Um garoto de 6 anos morreu na semana passada depois de cair em uma vala de cerca de 2 metros de profundidade aberta na pista pela falta de conclusão das obras. A morte do menino levou a comunidade a fazer um protesto, na última quinta-feira (12), na altura do km 30 da BR-060. Na manifestação, os moradores exigiam que o Dnit retomasse as obras do viaduto.

A Associação de Moradores informou ainda que algumas famílias estão desalojadas devido às inundações causadas pela vala da construção. De acordo com Rock Lane, a administração regional, em parceria com órgãos de assistência social, está fazendo um levantamento para ajudar essas famílias.

Edição: Lílian Beraldo//Matéria alterada às 15h25 para correção de informações