Atividade econômica volta a registrar expansão em novembro, mostra BC

16/01/2012 - 9h18

Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A atividade econômica voltou a crescer em novembro do ano passado. É o que mostra o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) dessazonalizado (ajustado para o período) divulgado hoje (16). No mês passado, o índice registrou 140,19 pontos, um crescimento de 1,15%, em relação ao mês anterior. Em outubro, na comparação com setembro, o IBC-Br havia apresentado queda de 0,32%. Nesse tipo de comparação, o índice vinha registrando recuos consecutivos desde agosto.

Na comparação com o mesmo mês de 2010, o IBC-Br teve alta de 1,23%. Nos 11 meses do ano, a expansão ficou em 2,88% e em 12 meses encerrados em novembro, chegou a 3,04%. Houve leve desaceleração em relação aos dados até outubro. No acumulado de 10 meses, a alta era de 3,04% e em 12 meses finalizados em outubro, de 3,47%.

Sem ajustes sazonais, os dados mostram queda do IBC-Br de 0,16% em novembro, em relação ao mês anterior. No acumulado de 11 meses, houve alta de 2,84% e em 12 meses, de 2,97%.

O IBC-Br é uma forma de avaliar e antecipar como está a evolução da atividade econômica brasileira. O índice incorpora informações sobre o nível da atividade dos três setores da economia - a indústria, o comércio e serviços e a agropecuária. O acompanhamento do índice é considerado importante pelo BC para que haja maior compreensão da atividade econômica e contribui também para as decisões do Comitê de Política Monetária (Copom), responsável por definir a taxa básica de juros, a Selic.

 

Edição: Lílian Beraldo