Disputa no Sisu chegou a ter mil candidatos por vaga em curso de administração

13/01/2012 - 20h27

Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A disputa no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em alguns cursos chegou a mais de mil candidatos por vaga. A maior demanda foi no curso de administração do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) que recebeu 9.985 inscrições para apenas oito vagas ofertadas, uma média de 1.248 inscritos por vaga.

A lista dos aprovados pelo Sisu estava prevista para domingo, mas foi antecipada pelo Ministério da Educação (MEC) para hoje (13). O sistema recebeu mais de 3,4 milhões de inscrições de 1,7 milhões de estudantes – cada participante podia escolher até dois cursos, indicando sua prioridade. Os aprovados deverão comparecer às instituições de ensino de 19 a 20 de janeiro para fazer a matrícula. O participante que foi selecionado para a primeira opção de curso é retirado automaticamente do sistema e perde a vaga se não fizer a matrícula.

A relação de candidatos por vaga de todos os cursos está disponível para consulta no site do MEC. Os cursos mais disputados são também aqueles que tiveram a menor oferta de vagas, como engenharia de produção civil do Cefet-MG que teve quase 7 mil inscritos para apenas oito vagas disponíveis – o segundo mais procurado do Sisu. Na lista dos mais disputados estão ainda psicologia da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), letras do Cefet-MG e agronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro).

Considerando os cursos que receberam o maior volume de inscrições, o campeão foi análise e desenvolvimento de sistemas, do Instituto Federal de São Paulo (IF-SP), com quase 22 mil inscritos. A segunda chamada do Sisu está prevista para 26 de janeiro, com matrículas nos dias 30 e 31. Caso ainda haja vagas disponíveis, o sistema gera uma lista de espera que será disponibilizada para as instituições de ensino preencherem as vagas remanescentes. O candidato interessado em participar dessa lista deverá pedir a inclusão entre 26 de janeiro e 1° de fevereiro.

 

Edição: Rivadavia Severo