Conselho curador do FGTS aprova linha de crédito para compra de material de construção

13/01/2012 - 10h46

Christina Machado
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Diário Oficial da União publica hoje (13) a resolução do conselho curador do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) que aprovou investimentos de R$ 300 milhões para a aquisição de material de construção.

De acordo com dados do governo, 33 milhões de brasileiros com carteira assinada que recolhem recursos ao FGTS terão direito a essa nova linha de crédito, mediante empréstimo a ser concedido pelos bancos, especialmente a Caixa Econômica Federal.

A linha de crédito voltada para reforma e ampliação de imóveis residenciais é de até R$ 20 mil por pessoa, a uma taxa de 12% ao ano, num prazo de 120 meses. De acordo com o assessor especial do Ministério do Trabalho e Emprego, Paulo Furtado, é a taxa mais barata do mercado. Os recursos poderão ser usados também para a aquisição de materiais específicos como de aquecimento solar, hidrômetros e equipamentos que melhorem a acessibilidade das pessoas com necessidades especiais.

Segundo Furtado, a Caixa tem 30 dias para regulamentar essa medida. A expectativa é que, a partir da primeira quinzena de fevereiro, esses recursos estejam disponíveis para acesso do trabalhador.

 

 

Edição: Lílian Beraldo