TAM pode ter multa de R$ 2 milhões por não assistir passageiros de um voo entre Rio e Nova York

12/01/2012 - 19h59

Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A TAM poderá ser multada em até R$ 2,3 milhões por falhas na assistência a passageiros que tiveram um voo cancelado na última terça-feira (10). O voo partiria do Rio de Janeiro para Nova York. Após notificação feita ontem (11), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) se reuniu hoje com representantes da companhia aérea e deve aplicar a multa após a conclusão do processo administrativo.

Os cerca de 300 passageiros do voo JJ 8078, que deveria ter decolado às 23h05 só conseguiram partir às 12h30 do dia seguinte, com mais de 13 horas de atraso. Durante a espera, os passageiros não receberam assistência prevista em lei, que obriga as companhias aéreas a fornecerem comida para os clientes depois de duas horas de atraso, e hospedagem, quando a demora ultrapassar quatro horas.

Apesar de ser um dos maiores terminais aéreos do país, o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) não tem posto de serviço da Anac. Depois do ocorrido, a agência informou que vai instalar um local para atendimento de passageiros. A Anac só oferece um serviço de atendimento pelo número 0800 725 4445.

Edição: Rivadavia Severo