Candidato de Minas Gerais consegue mudar nota da redação do Enem após erro de identificação na prova

12/01/2012 - 20h31

Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Mais um candidato do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 teve a nota da redação alterada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Um estudante de Minas Gerais conseguiu que a sua pontuação fosse corrigida de zero para 440 pontos – em uma escala que vai até 1.000.

O edital do Enem não prevê que o estudante possa recorrer da nota obtida e, por isso, muitos participantes estão recorrendo à Justiça para rever o resultado. No caso do estudante mineiro, o erro foi reconhecido pelo Inep e consertado antes que fosse necessária uma ação judicial.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a folha que contém os dados do participante e o espaço para que ele faça a redação continha um número de identidade que não era o dele. No dia da prova, o aluno identificou o erro e comunicou ao fiscal de sala, que registrou o problema em ata. Durante a correção, o erro não foi reparado e, por isso, a nota do candidato foi anulada, como se ele não tivesse comparecido à prova. O estudante entrou em contato com o Inep por meio do Fala Brasil (0800 61 61 61) e a nota foi alterada pelo instituto na última terça-feira (10).

O Inep e o MEC já receberam mais de 70 pedidos da Justiça para que candidatos possam ter acesso à correção da redação e, em alguns casos, para que a nota seja revista. Antes do caso do participante de Minas Gerais, apenas um estudante de São Paulo tinha conseguido alterar a sua nota, que passou de zero para 880 pontos. A Justiça Federal no Rio de Janeiro determinou ontem (11) que mais um participante tenha a nota alterada após a conclusão de “erro material” na soma da pontuação obtida pelo aluno.

 

Edição: Lana Cristina