Ministério da Agricultura envia missão para fiscalizar frigoríficos paraguaios

11/01/2012 - 15h11

Danilo Macedo
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) enviou hoje (11) dois fiscais federais agropecuários ao Paraguai para inspecionar os frigoríficos habilitados a exportar carne para o Brasil. A ação faz parte do conjunto de medidas tomadas pelo governo brasileiro para impedir que o novo foco de febre aftosa detectado no país vizinho no início do mês entre no território nacional.

A missão com os dois profissionais do Departamento de Saúde Animal (DSA) e do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa) inicia os trabalhos amanhã (12) e permanecerá no Paraguai por oito dias. Eles verificarão se estão sendo cumpridos todos os requisitos para exportação de carne maturada e desossada para o mercado brasileiro em cinco plantas dos departamentos de Assunção e Concepción.

Esse tipo de carne é o único que está com a exportação permitida para o Brasil desde setembro, quando outro foco de aftosa foi confirmado no departamento de San Pedro. A região é a mesma onde foi detectado o novo foco e, desde o ano passado, está com as exportações suspensas para o Brasil. Atualmente, a carne paraguaia só pode entrar no país pela cidade fronteiriça de Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, onde os caminhões são desinfetados.

Além da missão enviada hoje, uma outra, do Comitê Veterinário Permanente do Mercosul (CVP), presidido atualmente pelo Brasil, deve estar no Paraguai entre os dias 15 e 21 de janeiro. O grupo tentar encontrar soluções e ajudar o governo paraguaio a identificar e implementar estratégias para erradicar a febre aftosa em seu território.

Edição: Fernando Fraga