Bahia ainda tem 43 municípios em situação de emergência devido à seca

11/01/2012 - 14h57

Da Agência Brasil

Brasília – Dos 123 municípios que decretaram situação de emergência durante o período da seca na Bahia, 43 deles permanecem com o decreto em vigor. Nos outros municípios, o decreto venceu, mas, segundo o coordenador executivo da Defesa Civil da Bahia, Salvador Brito, a maioria dessas cidades ainda necessitam de apoio no abastecimento de água e ações preventivas.

Na tarde de hoje (11), haverá uma reunião com a participação de representantes das secretarias de Agricultura, de Meio Ambiente, de Desenvolvimento Social da Bahia, da Defesa Civil e da Casa Civil do estado para avaliar os prejuízos na agricultura e discutir ações no sentido de amenizar a situação causada pela estiagem.

Todos os municípios em situação de emergência estão no Semiárido baiano, que ocupa sobretudo a região central do estado. A Defesa Civil da Bahia firmou convênios com as prefeituras dessas cidades para transporte de água em carros pipas e limpeza e ampliação de reservatórios de água.

Segundo a Defesa Civil estadual, a produção agrícola desses municípios, sobretudo a agricultura familiar, foi o setor mais atingido. A seca e seus efeitos na agricultura, além disso, prejudicará também o consumidor, que encontrará os preços dos alimentos elevados.

O governo da Bahia está pleiteando ao Ministério da Integração a liberação de R$ 30 milhões para amenizar os danos causados pela estiagem e para trabalhar em ações preventivas.

De acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para hoje (11), o dia permanecerá nublado no estado, com pancadas de chuva e possíveis trovoadas no oeste e chuvas esparsas no leste da Bahia. A temperatura oscilará entre 17 graus Celsius e 36 graus Celsius.
 

Edição: Lana Cristina