Ortega toma posse hoje na Nicarágua e tem Ahmadinejad como convidado de honra

10/01/2012 - 9h55

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, de 66 anos, toma posse hoje (10) pela segunda vez como chefe de Estado do país. Ele foi presidente de 1985 a 1990. O mandato dura cinco anos. Ao longo do dia, há várias cerimônias públicas e privadas. Também haverá oportunidade para Ortega discursar.

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, agendou visita à América Latina de cinco dias para coincidir com a cerimônia de posse de Ortega. O presidente eleito da Nicarágua é apontado como um dos símbolos de resistência ao autoritarismo na região.

Um dos momentos considerados emocionantes ocorrerá à tarde, quando Ortega – que participou da luta armada e da Frente Sandinista de Libertação Nacional – será homenageado por admiradores e correligionários.

Com uma população de pouco mais de 5,6 milhões de habitantes, a Nicarágua foi declarada livre de analfabetismo no primeiro governo de Ortega. A economia do país se baseia principalmente na agricultura e pecuária. Em decorrência dos depósitos de material vulcânico, o solo na Nicarágua é rico e fértil.

Porém, boa parte do território nicaraguense está coberto por selva. Há também regiões ricas em ouro, prata, sal e cobre. Em geral, a prodição agrícola dos nicaraguenses baseia-se em café, algodão e banana, além de cana-de-açúcar, milho, arroz, mandioca, sorgo e feijão. É também um dos principais em criação de gado na América Central.

*Com informações da emissora multiestatal de televisão, Telesur.

Edição: Talita Cavalcante