Governo do Rio prorroga financiamentos a produtores rurais de municípios em situação de emergência

10/01/2012 - 20h06

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Os financiamentos concedidos pelo estado a produtores rurais de regiões em situação de emergência e que comprovem as perdas terão os contratos prorrogados por 180 dias. Os prejuízos deverão ser confirmados por meio de laudo da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio de Janeiro (Emater-Rio).

O anúncio foi feito hoje (10) pelo secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo. Ele explicou que a repactuação da dívida será analisada caso a caso, levando em conta os prejuízos dos agricultores e a perda de receita provocada pelas chuvas. Estão incluídos na medida financiamentos concedidos no âmbito dos programas Rio Genética, Prosperar, Frutificar e Florescer.

Áureo solicitou ao governo federal um tratamento semelhante para os empréstimos concedidos pelo Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf), durante reunião, esta tarde, com a ministra interina do Desenvolvimento Agrário, Márcia Quadrado, e o vice-presidente do Banco do Brasil, Osmar Dias.

O secretário reivindicou também que o prazo final de contratação do Pronaf Emergencial, encerrado em dezembro passado, possa ser estendido até 30 de junho próximo. De acordo com Áureo, a medida “daria enorme agilidade” no atendimento aos agricultores familiares.

 

Edição: Aécio Amado