Chuva continuará persistindo nos próximos dias no Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais

09/01/2012 - 20h16

Da Agência Brasil

Brasília – As chuvas no Rio de Janeiro, Espírito Santo e em Minas Gerais continuam intensas e, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo nesses estados não irá melhorar nos próximos dias.

No estado do Rio de Janeiro, nove cidades do norte e noroeste estão em alerta máximo. Mais 13 mil pessoas tiveram de deixar suas casas por conta da chuva, segundo o último boletim divulgado hoje (9) pela Defesa Civil estadual. Os municípios de Itaperuna, Italva e Laje do Muriaé apresentaram o maior índice de chuvas, de 100 milímetros acumulados em 24 horas.

No Espírito Santo, há 25 municípios afetados pelas chuvas, sendo que sete deles declararam estado de emergência, segundo dados da Defesa Civil. Até o momento, já são 707 pessoas desabrigadas, 5.996 desalojadas e101 feridas.

A previsão para amanhã (10) é que as chuvas mais significativas no Espírito Santo se concentrarão, principalmente, no centro-sul e leste do estado. Os volumes mais significativos de chuva são esperados no litoral sul e na região da capital, Vitória. O registro do volume de chuva na capital, até agora, oscila em torno de 40 milímetros acumulados em 24  horas.

Já em Minas Gerais, o último boletim divulgado pela Defesa Civil informa que 104 municípios estão em estado de emergência. O número de pessoas afetadas ultrapassa os 2 milhões, sendo que 14.115 estão desabrigadas e desalojadas.

As cidades com mais chuvas são Barbacena (127,2 milímetros acumulados) e Juiz de Fora (90 milímetros). Amanhã, a previsão para Minas é de céu encoberto a nublado com pancadas de chuva no centro, sul e zona da mata. As demais regiões terão tempo nublado ou parcialmente nublado com chuva.

Edição: Lana Cristina