Ministros se reúnem hoje para avaliar situação das chuvas no Sudeste

08/01/2012 - 16h47

Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília - As chuvas que atingem a Região Sudeste fizeram o governo mobilizar cinco ministros em pleno domingo para avaliar a situação dos estados mais afetados pelas enchentes, principalmente Minas Gerais.

A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, vai comandar às 18h de hoje (8) a reunião com os titulares da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, dos Transportes, Paulo Passos, e da Saúde, Alexandre Padilha, na sede do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), em Brasília. Também vão participar da reunião o secretário nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, e um representante do Ministério da Defesa.

Os ministros deverão fazer um levantamento da situação das chuvas e das medidas que estão sendo tomadas para auxiliar as cidades atingidas. O balanço será apresentado à presidenta Dilma Rousseff amanhã (9), em audiência que deve reunir Gleisi Hoffmann e Bezerra Coelho.

Por causa das chuvas, Gleisi e Bezerra Coelho interromperam as férias e voltaram a Brasília no começo da última semana para acompanhar a situação do Sudeste. Dilma também antecipou o retorno do recesso para coordenar as ações do governo para o enfrentamento das enchentes.

Minas Gerais é o estado que mais registra prejuízos com as chuvas até agora, com 103 municípios em estado de emergência em decorrência dos estragos causados pelas enchentes e deslizamentos. De acordo com a Defesa Civil mineira, até agora foram registradas 12 mortes e há duas pessoas desaparecidas em Santo Antônio do Rio Abaixo e União de Minas. Há 906 pessoas desabrigadas em todos o estado e quase 12 mil desalojados.

Edição: Talita Cavalcante