Inmet prevê chuva para o Rio e Defesa Civil continua de prontidão

08/01/2012 - 16h17

Thais Leitão
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Apesar da chuva fraca que atinge a cidade de Nova Friburgo, na região serrana do Rio, neste domingo (8), não foram registradas ocorrências graves, segundo o coordenador municipal da Defesa Civil, coronel João Paulo Mori. Ele afirmou, no entanto, que o órgão permanece de prontidão porque há previsão de pancadas de chuva hoje e amanhã (9), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

“Só temos por enquanto um chuvisco na cidade e as ocorrências são todas pequenas. A cidade não está em alerta, mas estamos de prontidão”, afirmou.

O coronel Mori acrescentou que os bairros de Córrego Dantas – pelo risco de deslizamentos associado ao de enchentes –, Duas Pedras e Floresta são os que mais preocupam as autoridades.

Há um ano, a cidade de Nova Friburgo foi fortemente atingida por chuvas, que causaram a morte de mais de 400 pessoas. Ao todo, incluindo outros municípios da região serrana do estado, foram mais de 900 mortos em consequência das enxurradas.

Na quinta-feira (12), serão homenageados, durante cerimônia no Teatro Municipal de Nova Friburgo, os três bombeiros que foram soterrados com a queda de uma barreira enquanto tentavam resgatar vítimas da tragédia no ano passado. O Corpo de Bombeiros vai conferir às famílias medalhas e diplomas.

Edição: Talita Cavalcante