Hélio Costa deixa UTI e vai para o quarto em hospital de Belo Horizonte

07/01/2012 - 16h06

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília –   O ex-ministro das Comunicações Hélio Costa, de 72 anos, vítima de angina há três dias em Belo Horizonte, deixou hoje (7) a unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Biocor e foi transferido para um quarto comum. Não há previsão de alta médica. As informações são do próprio ex-senador, que envia mensagens sobre seu estado de saúde na rede social Twitter.

“Acho que nunca tive tanto carinho e de tantos amigos”, disse o ex-ministro, em mensagem no Twitter, postada no começo da tarde. “Meus agradecimentos a todos os amigos que ligaram. O susto passou”, acrescentou.

No último dia 4, por volta das 23h, Hélio Costa sentiu fortes dores no peito e foi levado para o Hospital Biocor. Desde o dia 5, o ex-ministro dá sinais de recuperação ao enviar mensagens pela internet.

Nas mensagens, ele contou que foi diagnosticado um quadro de angina e que passou com sucesso por um cateterismo. O procedimento é usado pelos médicos para ter acesso ao interior do coração do paciente, por meio de um vaso sanguíneo do braço, pescoço ou da coxa e, em geral, é feito para diagnóstico ou para pequenas cirurgias. Isso ainda não foi informado no caso de Costa.

Hélio Costa foi deputado federal por dois mandatos e senador até o fim do ano passado – cargo para o qual foi eleito com mais de 3 milhões de votos em Minas Gerais. Jornalista, ele também ocupou o cargo de ministro das Comunicações do governo Luiz Inácio Lula da Silva, no período de 2005 a 2010.

Costa deixou a pasta no início do ano passado para se dedicar à campanha ao governo de Minas, em apoio à candidatura da presidenta Dilma Rousseff. Anteriormente, ele havia tentado a disputa pelo governo mineiro, mas não foi eleito.

Edição: Graça Adjuto