Acordo com produtores garante abastecimento de trigo a Argentina

06/01/2012 - 10h01

Da Agência Brasil

Brasília - O governo argentino anuncia um novo esquema de comercialização de trigo com garantia de abastecimento interno. Pelas novas regras, 7 milhões de toneladas serão destinadas ao consumo interno, o excedente será liberado para comercialização externa. A fim de assegurar o abastecimento, o Ministério da Agricultura fará monitoramento periódico de estoque.

O anúncio do novo esquema foi feito ontem (5) pelo ministro da Agricultura, Norberto Yauhar, após reunião na Secretaria de Comércio com produtores e tradings (companhias comerciais importadoras e exportadoras). O esquema atende à demanda desses setores. “Demos prioridade ao pequeno e médio produtor”, disse Yauhar à agência argentina Telam. Grandes produtores e grandes cadeias de comercialização também participaram das negociações.

A Argentina é a principal fornecedora de trigo ao Brasil. Em valores, o produto agrícola é o segundo item na pauta de importação do Brasil com o país vizinho. Conforme dado do Ministério do Desenvolvimento, da Indústria e Comércio Exterior, de janeiro a novembro do ano passado, o Brasil importou US$ 1,340 bilhão em trigo da Argentina.

*Com informações da agência argentina de notícias argentina Telam.

Edição: Talita Cavalcante